Profissões do futuro – conheça 5 profissões e como se preparar
Saiba quais são as carreiras mais promissoras da década e como se desenvolver para chegar até lá As profissões do futuro são aquelas...
- março 31, 2023
Saiba quais são as carreiras mais promissoras da década e como se desenvolver para chegar até lá
As profissões do futuro são aquelas que estão imergindo em resposta às mudanças tecnológicas e sociais. Essas profissões podem oferecer oportunidades emocionantes e desafiadoras para aqueles que estão dispostos a se preparar e se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho.
Com o avanço da tecnologia e a transformação digital em andamento, algumas profissões novas estão surgindo. Isso porque a expectativa é de que essas empresas demandem milhares de novos talentos até a metade da década, sendo que o número de pessoas que se formam em cursos ligados à tecnologia a cada ano cresce consideravelmente.
Aqui estão 5 profissões do futuro e algumas dicas sobre como se preparar para elas:
Analista de dados
À medida que a quantidade de dados gerados pelas empresas aumenta, a demanda por analistas de dados também cresce. Esses profissionais são responsáveis por analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para ajudar as empresas a tomar decisões informadas.
Para se preparar para essa carreira, é importante ter habilidades em programação e estatística, bem como uma compreensão das ferramentas de análise de dados. Cursos e certificações em análise de dados e ciência de dados podem ser úteis para desenvolver essas habilidades.
Especialista em experiência do usuário
À medida que as empresas buscam criar experiências online mais atraentes e intuitivas para seus clientes, especialistas em experiência do usuário são cada vez mais procurados. Esses profissionais são responsáveis por projetar interfaces de usuário que são fáceis de usar e agradáveis aos olhos.
Para trabalhar com UX (User experience), é importante ter habilidades em design gráfico e conhecimento em ferramentas de design e prototipagem. Cursos e certificações em design de experiência do usuário e design gráfico podem ser úteis para desenvolver essas habilidades.
Especialista em energia renovável
Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, especialistas em energia renovável serão cada vez mais procurados. Esses profissionais são responsáveis por projetar e implementar sistemas de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica.
O primeiro passo para seguir essa carreira é ter um forte entendimento dos princípios de energia renovável e das tecnologias usadas para capturar e armazenar essa energia. Cursos e certificações em energia renovável e tecnologias de energia limpa podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias.
Product manager
Com o aumento da oferta de produtos digitais, cresceu a demanda por profissionais que possam acompanhar do começo ao fim o processo de desenvolvimento desses serviços, com foco no alinhamento do time, no planejamento e na estratégia.
É aí que entra o product manager ou gerente de produto, responsável por entregar um produto de qualidade e alinhado às necessidades do público-alvo e aos objetivos da empresa, que aumente o portfólio da marca e gere mais receita ao negócio.
Quem deseja trabalhar nessa área precisa ter habilidades diversas, pois vai liderar um time multidisciplinar. Por isso, não existe uma formação específica para essa carreira, o que faz que cursos livres em gestão de produtos sejam uma ótima pedida para os interessados.
Engenheiro de inteligência artificial (IA)
Se antes ela parecia distante e até um pouco assustadora, hoje a inteligência artificial faz parte da nossa vida e está presente em inúmeras plataformas e ferramentas digitais, das mais simples às mais elaboradas.
Para dar conta dessa demanda crescente, a profissão de engenheiro de inteligência artificial (IA) tem ganhado força e exigido alta especialização, já que são esses profissionais os responsáveis por criar, programar e “treinar” máquinas com capacidade de aprender e se desenvolver por conta própria.
Justamente por isso, os salários tendem a ser altos e bastante atrativos. Alguns cursos possíveis para iniciar nesse caminho são as graduações em Engenharia, Ciência da Computação, Estatística e Matemática, entre outras similares — além, é claro, de cursos livres e pós-graduações.
Escolher uma carreira para seguir não é uma tarefa fácil, ainda mais se tratando de uma nova profissão. Por isso, quanto mais informação se tem, mais assertiva pode se tornar a decisão de embarcar em um novo segmento profissional. Além disso, agora que conhece algumas das principais profissões do futuro, é possível ter uma ideia melhor das áreas que mais crescem no mercado de trabalho, para investir nelas.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso Blog!
Por: Kalu Cidad