5 lições de liderança de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras.
6 lições de liderança que o treinador tem propagado no meio do esporte, mas que são totalmente aplicáveis também no meio corporativo.
- maio 11, 2023
Aqueles mais próximos sabem que eu sou uma pessoa que gosta muito de esportes de forma geral e, como bom brasileiro, o futebol é minha modalidade preferida. Três grandes hobbies que eu tenho envolvem o futebol diretamente: praticar futebol, jogar no videogame e assistir. E, falando sobre assistir futebol, desde criança torço e acompanho o time do Palmeiras. Juntando minhas paixões pelo futebol e pela gestão de pessoas, decidi escrever este artigo. Vou falar sobre como o trabalho do técnico Abel Ferreira, na ótima gestão de seus jogadores, tem sido determinante para esta fase tão vitoriosa do Palmeiras. Bora lá!
O Palmeiras tem conquistado títulos importantes nos últimos anos e, sem dúvidas, o papel do treinador Abel Ferreira tem altíssima influência nisso. Já são 8 títulos conquistados em apenas 2 anos e meio do treinador à frente do clube. São diversas lições de liderança que o treinador tem propagado no meio do esporte, mas que são totalmente aplicáveis também no meio corporativo. Aqui vão 6 dessas lições para ajudar você no dia a dia:
- Inteligência Emocional:
Um de seus principais marcos na gestão tem relação com a inteligência emocional que ele desenvolve nos jogadores. Com seu jargão “cabeça fria e coração quente”, o Abel conseguiu fazer o time do Palmeiras superar, em diversas vezes, situações de altíssima pressão. Um exemplo forte disso é o jogo no qual, tendo dois jogadores a menos que o adversário por boa parte da partida, seu time segurou o empate por zero a zero com o Atlético Mineiro, pelas quartas de final da Copa Libertadores do ano passado. A decisão foi para os pênaltis depois de o time do Atlético pressionar o Palmeiras na defesa durante o jogo todo, e o Palmeiras conseguiu se classificar. Sem o emocional balanceado, os jogadores teriam se desestabilizado frente a grande pressão.
- Motivação do time em situações adversas:
Além disso, o treinador consegue manter cada um de seus jogadores motivados em situações diversas. O exemplo sobre como ele lidou com o jovem Endrick deixa isso bem explícito: depois de 14 jogos do atacante sem marcar gol em 2023, sendo bastante criticado na mídia, Abel soube lidar com a situação sem “queimar o jogador”. O treinador não optou por simplesmente colocar o jogador no banco de reservas – o colocou em todos os jogos e trabalhou seu emocional para que, pouco a pouco, o jovem conseguisse colocar seu potencial em campo. Nos dois jogos da final do Campeonato Paulista deste ano, Endrick marcou um gol em cada um, ajudando bastante o time na conquista do título, e a cada jogo que passa sua confiança vem aumentando.
- Aprendizagem contínua e adaptabilidade:
Também, o treinador está sempre estudando, acredita bastante na aprendizagem contínua. Ele valoriza demais a aplicação das melhores estratégias e táticas dentro do campo e consegue incentivar todos os jogadores a ajudar também nas funções defensivas. Sempre estuda cada adversário antes das partidas para adaptar o estilo de jogo do Palmeiras, anulando as principais forças do adversário e explorando as fraquezas.
- Autonomia:
Mesmo enaltecendo bastante a importância da aplicação tática com cada jogador, ele não deixa de incentivar que os jogadores tenham autonomia dentro de campo para construir jogadas por si só, para aproveitarem seus talentos.
- Melhoria contínua:
Por último, a melhoria contínua é um marco do treinador, que sempre traz a importância do time estar um pouco melhor a cada treino, a cada jogo, e reforçando a importância do comprometimento de cada jogador com essa mentalidade. Murilo, zagueiro do time, falou sobre isso em entrevista de março deste ano para a ESPN: “Vocês vêm esse nosso foco e essa nossa entrega durante todos os jogos, e é assim diariamente nos treinos, (…) tem sempre essa cobrança ali entre a gente. (…) Estamos sempre elevando o nosso sarrafo”.
Falamos sobre inteligência emocional, motivação em situações adversas, aprendizagem contínua e adaptabilidade, autonomia e melhoria contínua. Quais dessas lições de liderança de Abel Ferreira você consegue aplicar mais no seu dia a dia?