blog 6 scaled

Segurança emocional: o que é e como praticar

A segurança emocional pode ser definida como a capacidade de lidar com situações negativas do dia a dia, estando consciente de suas...

  • Bárbara Gomes
  • março 28, 2023

A segurança emocional pode ser definida como a capacidade de lidar com situações negativas do dia a dia, estando consciente de suas emoções a ponto de não permitir que isso afete mental e fisicamente.

A segurança emocional é influenciada por uma combinação de traços de personalidade. Níveis mais altos dela são associados com inúmeros benefícios, inclusive relacionados à carreira. Por isso, sua medida, se considerou um bom radar para contratações em processos de recrutamento. 

O que é segurança emocional

Segurança emocional é o nome que se dá ao conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Mais especificamente, a como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las, como, por exemplo:

  • Percepção das emoções: a precisão com que uma pessoa identifica as emoções.
  • Raciocínio por meio das emoções: empregar as informações emocionais para facilitar o raciocínio.
  • Entendimento das emoções: captar variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções (mais sofisticado do que o “identificar” do primeiro domínio).
  • Gerenciamento das emoções: aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

O que é insegurança emocional

Sob os olhos da Inteligência Emocional, a insegurança emocional é resultado do medo: de fracassar, de se frustrar, de desistir, de ser rejeitado, de ouvir críticas, de perder alguém importante. O medo é uma emoção importante, que nos protege de situações que trazem riscos, que nos faz parar para pensar antes de agir e que, justamente por isso, pode nos impulsionar para a ação ou nos paralisar.

As sensações de segurança e de insegurança fazem parte da formação do pensamento, e estão totalmente relacionadas com as satisfações e frustrações vividas ao longo da vida. Os estímulos recebidos durante a infância e as experiências da vida adulta também interferem nesses sentimentos.

Embora o medo seja um importante mecanismo de proteção que afeta decisões e ações, muitos medos e inseguranças são inconscientes e prejudiciais, especialmente nas ocasiões em que há uma grande oportunidade, que acaba sendo perdida justamente por conta da insegurança.

Como praticar a segurança emocional

Eleve sua autoestima

Perceba como está sua autoestima: analise como você se enxerga, se reconhece suas competências, suas fragilidades e se consegue gostar de quem é você. Se você é capaz de se aceitar, tem mais facilidade de se sentir seguro de suas ações e decisões, tendo consciência de que nem tudo dá certo, mas que você sempre dá. Veja mais dicas de como combater a baixa autoestima aqui.

Reveja suas crenças

Identifique quantos sonhos você deixou de realizar por medo e por não se sentir capaz. Em seguida, perceba quais foram os pensamentos que limitaram você. Pense um pouco mais e lembrem-se onde essas crenças limitantes nasceram e quem disse a você essas coisas.

Por fim, relembre momentos nos quais você foi vitorioso e desconstrua cada uma dessas crenças que paralisam sua vida. Perceba que a insegurança pode ser apenas uma forma de pensar, e que você pode substituir cada uma delas por crenças positivas e realizadoras.

Questione sua insegurança

Coloque no papel todas as situações que lhe trazem sentimento de insegurança. Avalie, em cada situação, se você realmente tem motivos para se sentir inseguro e o que poderia acontecer de pior se você enfrentasse esses medos. Perceba que muitos medos não são reais, e que outros são muito menores do que você sente.

Muitas vezes as consequências de encarar um medo e fracassar são menores do que fugir dessas situações. Lembre-se: além da possibilidade de superar um medo, você sempre poderá ter um aprendizado que servirá para as próximas experiências.

Autoconhecimento

Conhecer sua história de vida, sua personalidade, suas forças e fraquezas, como você se relaciona e atua permite que você tenha uma visão clara do seu próprio funcionamento, dos seus gatilhos e de como você reage em cada situação que a vida traz.

Por: Kalu Cidad

Artigos relacionados

design sem nome

Estratégia e Gestão de RH

PDI: o que é, vantagens e 4 passos para aplicar

Saiba tudo que precisa sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), quais as vantagens e passos fundamentais para implementar na...

mulher de tiro medio trabalhando no laptop

Estratégia e Gestão de RH

Liderança situacional: entenda por que os líderes devem ser mais flexíveis

Confira tudo que você precisa saber sobre liderança situacional, como aplicar em seu contexto corporativo e os benefícios de uma...

side view adults studying together 1

Estratégia e Gestão de RH

Gamificação nas empresas – O que é? Como implementar?

Descubra um dos novos métodos mais inovadores: gamificação nas empresas. Veja o que é, como aplicar e tudo que precisa saber!