Gestão e saúde mental: ações para priorizar o bem-estar nas empresas
O bom funcionamento da empresa depende também do bem-estar dos funcionários. Saiba como priorizar esse cuidado.
- janeiro 11, 2023
A saúde mental no trabalho vem sendo cada vez mais valorizada e priorizada nas empresas, especialmente após a pandemia. Afinal, um ambiente saudável é capaz de trazer benefícios tanto aos colaboradores quanto à empresa.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 1 dólar que as companhias investem em tratamento psicológico, há um retorno de 4 dólares em melhoria na saúde e na produtividade.
Mas manter bons índices de produtividade, apesar de importante, não é o único motivo para priorizar a saúde mental. Outras razões são: reter talentos e diminuir o turnover; demonstrar e praticar a responsabilidade social em relação aos seus colaboradores; aumentar a satisfação do consumidor e até melhorar a imagem da empresa.
Veja algumas ações objetivas para criar um clima organizacional que priorize a saúde mental:
Cultive uma comunicação aberta e transparente: certifique-se de que os colaboradores tenham acesso à informação e possam compartilhar suas ideias e preocupações. Muitas vezes uma comunicação pouco clara ou ineficaz por parte da liderança é um fator causador de estresse para as equipes. Se este for o caso, invista em treinamentos e capacitação sobre comunicação – primeiramente para os cargos de liderança e depois para todos os profissionais.
Ofereça benefícios e recursos de apoio: tanto o bem-estar mental quanto o físico são importantes para uma boa qualidade de vida. Hoje em dia há diversos programas para oferecer psicoterapia como benefício para os funcionários, desconto em academias ou aplicativos de atividade mesmo, ou mesmo oferecer momentos de ginástica laboral na própria empresa.
Promova o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: um planejamento adequado é necessário para evitar horas extras, cobranças de entregas e urgências. Evite demandar mais tempo de trabalho que o necessário e certifique-se de que os colaboradores tenham tempo suficiente para descansar e se recarregar, para que possam se dedicar ao trabalho com energia e comprometimento. Oferecer flexibilidade no horário de trabalho e oportunidades de trabalho remoto pode ajudar a promover esse equilíbrio.
Dica: algumas empresas estão reduzindo a carga horária semanal e percebendo aumento na produtividade, uma vez que os colaboradores ficam mais descansados, focados e motivados.
Valorize e reconheça os colaboradores: todos os colaboradores precisam se sentir valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho. Certifique-se de dar feedback positivo e elogios sinceros, e oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento. O feedback dos colaboradores a respeito da liderança, de uma forma estruturada, também é uma ótima forma de mostrar que os gestores também estão numa jornada de desenvolvimento e abertos a ouvir críticas construtivas e sugestões.
Promova a inclusão e a diversidade: absolutamente todos que fazem parte da empresa devem ser tratados com respeito e dignidade, independentemente de seu cargo ou função. Promover a inclusão e a diversidade é fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
Além das sugestões acima, é preciso dizer que saúde mental deve ser uma pauta constante no trabalho. É preciso implementá-la na cultura organizacional e fazer um monitoramento frequente do clima para prevenir, com ações efetivas, situações de estresse que podem acabar gerando maiores problemas.