Home office com menos ansiedade e mais tranquilidade
Trabalhar em casa é, para muitos, sinônimo de qualidade de vida, mas também de problemas de concentração e falta de organização.
- outubro 28, 2022
Você já se perdeu no horário de desempenhar suas atividades? Qualquer estímulo em sua casa parece ser uma distração? Apesar de ser uma ótima oportunidade para economizar tempo, ter uma rotina mais flexível e menos desgastante, o home office pode ser tão estressante quanto estar em um engarrafamento no trânsito voltando para casa do trabalho presencial, caso ele não seja vivenciado de uma maneira saudável.
Preparamos 4 dicas super interessantes para você colocar em prática e encontrar um jeito mais saudável de trabalhar em casa. Anota aí!
Entenda suas atividades
É comum pessoas que trabalham em casa não terem noção de quantas atividades fazem durante o dia ou se sentirem culpadas por momentos de pausa ou procrastinação. Então, antes de começar a trabalhar, liste as atividades a serem realizadas, coloque uma ordem de prioridade e pense em quanto tempo você gastará para concluí-las.
Entenda suas demandas e urgências
Entenda o que é urgente e o que não é. Ao iniciar seu dia de trabalho, verifique o que deve ser feito com prioridade e o que pode ser feito depois. Uma boa dica é pausar as notificações do celular. Elas podem gerar uma sensação de que você está sempre atrasado ou de que tudo vai acontecer instantaneamente, então avalie quais devem ser mantidas e quais devem ser silenciadas.
Levante e olhe para longe
Ficar horas sentado em frente ao computador pode gerar sintomas de cansaço, exaustão, fadiga e diversas dores no corpo. Então, bora movimentar? Levante, alongue seu corpo, olhe na janela, veja alguém passando na rua, coloque sua música favorita e dance. Com pequenos intervalos de 2 a 5 minutos, você consegue descansar sua mente, aliviar tensões e voltar concentrado para o próximo bloco de trabalho.
Respire e esteja presente
Ao inserir pausas para respirações profundas no seu cotidiano, sua mente começará a abrir espaço para que outras possibilidades de pensamentos surjam, reduzindo, assim, pensamentos negativos e possibilitando uma mente mais criativa, concentrada e com menos cobranças.