6 soft skills valorizadas pelo mercado de trabalho
Desenvolva habilidades ligadas à inteligência emocional e potencialize seu comportamento profissional.
- dezembro 8, 2022
Soft Skills são habilidades ligadas ao comportamento humano. Ou seja, são expressas na forma que cada profissional se comporta diante dos colegas de trabalho, do ambiente em que está inserido e das situações às quais é exposto. Com o mercado cada vez mais aquecido e com novas formas de se olhar para o trabalho que muitas empresas vêm adotando, habilidades como empatia, resiliência e comunicação eficaz estão cada vez sendo mais valorizadas.
Muita gente se engana ao achar que essas habilidades não podem ser desenvolvidas ou trabalhadas, assim como sentamos para aprender inglês ou excel. É claro que, naturalmente, determinados comportamentos emocionais se destacam em algumas pessoas, mas é possível para todo mundo trabalhá-los e desenvolvê-los, o que, provavelmente, exigirá força e gasto energético, mas com certeza valerá a pena,
Comunicação eficaz
É preciso saber conversar. Uma comunicação efetiva demanda atenção na escuta e qualidade na elaboração da resposta, tanto na fala quanto na escrita. No dia a dia do trabalho, esteja aberto para ouvir o que seus colegas de trabalho têm a dizer, acolha os diálogos, escute atentamente e devolva uma resposta gentil e educada. Quantos aos processos de trabalho, estes também devem ser bem comunicados e alinhados com outros profissionais sempre que necessário.
Pensamento criativo
Muitas pessoas acham que a criatividade é uma habilidade exclusiva para profissionais que trabalham com algum tipo de criação, mas não é bem assim. O pensamento criativo pode ser aplicado em todas as áreas, principalmente na resolução de problemas. Encontrar soluções ou usar as ferramentas disponíveis ao seu favor é uma das principais formas de ser criativo. Para buscar soluções criativas é preciso estar com espaço na mente, por isso é importante cultivar momentos de ócio ou praticar atividades físicas para ampliar sua saúde mental.
Resiliência
Está com medo? Vá com medo mesmo! A resiliência reside justamente na capacidade de enfrentar problemas, acolher os próprios sentimentos e trabalhar com as possibilidades que se formam ao longo do caminho. Obviamente, haverá momentos difíceis de serem atravessados, mas uma pessoa resiliente consegue se reorganizar rapidamente e seguir sua jornada. Para desenvolver resiliência é preciso se concentrar no tempo presente, olhar para as situações como elas são e entender o que é bom e o que é ruim, mas pode ser trabalhado.
Empatia
A empatia é um comportamento que surge naturalmente a partir do momento que passamos ser mais gentis com nós mesmos. Quando uma pessoa consegue voltar para dentro de si e compreender o esforço que ela emprega em cada batalha e a maneira como ela se trata, fica mais fácil tratar o próximo com mais leveza e generosidade. Autoconhecimento é um ganho duplo, não é mesmo!?
Liderança
O mercado de trabalho precisa de profissionais que conseguem assumir mais responsabilidades e que alcancem melhores resultados e saibam aproveitar o melhor de cada situação, ferramenta e potencial de outros profissionais. A liderança vem com a experiência e está diretamente ligada às habilidades citadas anteriormente.
Ética no trabalho
A ética profissional está diretamente ligada ao bom relacionamento interpessoal e aumento de produtividade. Com uma postura sólida e responsável, o profissional estará atento aos prazos e fluxos de trabalho, ao gerenciamento do próprio tempo, à honestidade em reconhecer seus processos e no cuidado com o outro ao trabalhar em equipe.
O autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa para desenvolver suas habilidades emocionais, sendo que, muitas destas, podem estar escondidas em você, basta apenas acessá-las. Processos terapêuticos e meditação auxiliam bastante neste processo. Outra possibilidade é buscar orientação de profissionais especializados em carreira.