Quais as diferenças entre cargos de nível júnior, pleno e sênior?
Não existem critérios oficiais para definir senioridade, mas algumas características são comuns.
- outubro 28, 2022
Cada profissional avança na carreira em seu próprio tempo. Da mesma maneira, diferentes carreiras apresentam diferentes etapas e períodos de tempos para o desenvolvimento profissional.
Por conta das vastas possibilidades do mercado de trabalho, não existem critérios exatos que definam o que faz um profissional estar no nível júnior, pleno ou sênior. No entanto, algumas características gerais que fazem essa diferenciação são: tempo de experiência, nível de graduação, nível de responsabilidade e complexidade da função.
E você, sabe em que nível está? Vem, que a gente te ajuda a descobrir!
Júnior
O profissional em nível júnior está no início da sua carreira, posição em que todos os profissionais de outros níveis estiveram um dia. Seu tempo de experiência é menor, geralmente é recém-formado e, no dia a dia do trabalho, deve ter responsabilidades de menor peso, com o devido suporte de seu gestor. Ainda não pode tomar grandes decisões, mas deve estar atento a todos os processos para que consiga se desenvolver profissionalmente.
Se você é um profissional júnior, entenda que está começando. Começar significa dar o primeiro passo, dar movimento em seu aprendizado e iniciar o processo de estruturação da sua carreira profissional. Se você é um gestor e conta com profissionais juniores em sua equipe, lembre-se de que você pode exigir uma carga de conhecimento que não seja tão avançada e deliberar atividades que exijam supervisão e treinamento.
Pleno
Um profissional pleno já deu alguns passos em sua carreira e é capaz de desempenhar atividades que exijam uma maior visão estratégica e que demandem mais responsabilidades. Esse profissional deve ter mais autonomia, mas ainda assim depende de aprovações e de tomada de decisões de seu gestor.
Se você é um profissional de nível pleno, lembre-se de que você já tem uma experiência média na área e resgate a todo momento o que você aprendeu com as experiências passadas. Ao ter mais autonomia para desenvolver seu trabalho, é importante saber lidar com essa liberdade. Lembre-se de que você ainda não sabe sobre todos os procedimentos e perguntar ao seu gestor faz parte de uma rotina saudável de trabalho.
Se você é gestor, lembre-se de propor atividades de maior grau de complexidade a esses profissionais, mas ainda assim validá-las e aprová-las. Além disso, instrua seu pleno para que ele dê suporte para os profissionais menos experientes, dentro do que for possível.
Sênior
O profissional sênior costuma liderar equipes e/ou projetos e tem mais autonomia para tomar decisões. Seu tempo de experiência é maior e, geralmente, sua formação acadêmica também. Além de uma maior bagagem de experiência, também é preciso uma saúde emocional melhor estruturada, já que lidará com questões e cobranças mais complexas.
Se você é um profissional sênior lembre-se de que está capacitado para tomar boas decisões, então trabalhe e fortifique sua confiança e sua autoestima para saber lidar com momentos que exigem uma decisão difícil ou que cobrem um maior peso de responsabilidade. Ao liderar uma equipe, lembre-se do objetivo do seu projeto, entenda e seja próximo de seus profissionais, demonstre flexibilidade e empatia e pratique uma comunicação sincera e motivadora.